Ulhôa, Martha Tupinambá; Ana María Ochoa y Christian Spencer Espinosa (org.) Actas del V Congreso de la IASPM-AL. Rio de Janeiro, 2004. Libro completo
A MÚSICA POPULAR E A DANÇA DOS SENTIDOS: DISTINTAS FACES DO MESMO. Adalberto Paranhos |
FORRÓ: MÚSICA E DANÇA “DE RAIZ”? Adriana Fernandes |
MÚSICA BRASILEIRA E JAZZ – O OUTRO LADO DA HISTÓRIA. ENTREVISTAS COM MÚSICOS JAZZISTAS. André Luis Scarabelot |
“ASTOR PIAZZOLLA E A MÚSICA POPULAR CONTEMPORÂNEA DE BUENOS AIRES”. Antonio Rago Filho |
MÚSICA EM 78 ROTAÇÕES. POR UMA HISTÓRIA DAS GRAVADORAS NO BRASIL. Camila Koshiba Gonçalves |
POR UMA “ESCUTA PENSANTE” DOS CENÁRIOS SONOROS DA CIDADE. Christiane Reis Dias Villela Assano |
CANÇÃO POPULAR E PERFORMANCE VOCAL. Cláudia Neiva de Matos |
LA GEOGRAFÍA DE LA MÚSICA POPULAR TRADICIONAL EN EL CHILE A MEDIADOS DEL SIGLO XX. Claudio Rolle |
A IMPORTÂNCIA DE IMPROVISAÇÃO NA HISTÓRIA DO CHORO. Clifford Korman |
ETNOGRAFÍA MUSICAL EN NEW YORK/ NUEVA YORK: LOCALIZANDO EL TALLER LATINOAMERICANO. Cristian Amigo |
LA EXPERIENCIA MUSICAL COMO PARTE DEL PROCESO DE REPARACIÓN EN JÓVENES VÍCTIMAS DE VIOLENCIA SEXUAL. Daniela Banderas Grandela |
PRODUTORES, MÚSICOS E AFICIONADOS: O CASO DA GRAVADORA INDEPENDENTE SOM DA GENTE. Daniel Gustavo Mingotti Müller |
A MÚSICA ELETRÔNICA DOS DJS E A PRODUÇÃO DE UMA ‘NOVA ESCUTA’. Débora Baldelli |
INTERACCIONES ENTRE ESTADO Y MÚSICA POPULAR BAJO AUTORITARISMO EN BRASIL Y URUGUAY. Denise Milstein |
UMA ABORDAGEM ETNOMUSICOLÓGICA DO CURURU E DO SIRIRI DE MATO GROSSO – A EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DO INVENTÁRIO NACIONAL DE REFERÊNCIAS CULTURAIS DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL-IPHAN. Edilberto José de Macedo Fonseca |
INTERTEXTUALIDADE MUSICAL NA OBRA DE CAETANO VELOSO. Eduardo Larson |
LUIZ GONZAGA REVISITADO. Elba Braga Ramalho |
MANEZINHO DA FLAUTA NO CHORO – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA FLAUTA BRASILEIRA. Elisa Goritzki |
PROBLEMATIZANDO LA CANCIÓN POPULAR: UN ABORDAJE COMPARATIVO (Y SONORO) DE LA CANCIÓN LATINOAMERICANA “COMPROMETIDA” DESDE LOS AÑOS 1960. Ernesto Donas |
POLCA, GUARÂNIA E CHAMAMÉ A PERSISTÊNCIA DA MÚSICA PARAGUAIA EM CAMPO GRANDE. Evandro Rodrigues Higa |
RASGUEADOS ORIGINAIS PARA CORDAS DEDILHADAS. Fábio da Conceição Peres Garcia Pinto, Gisela Gomes Pupo Nogueira |
AS FUNÇÕES DA HARMONIA E DA MELODIA NA BOSSA NOVA E NO JAZZ. Fabio Saito dos Santos |
ENTRE O CANDONGUEIRO E O CANECÃO: OS ESPAÇOS DO SAMBA NA INDÚSTRIA DA CULTURA. Felipe da Costa Trotta |
LA CUMBIA VILLERA, TESTIMONIO DEL JOVEN URBANO MARGINAL (CENSURA Y PREMIACIÓN). Fernando Barragán Sandi |
ARQUIVO SONORO E ACESSO A MÚSICA POPULAR NO BRASIL. UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE PRESERVAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DA DISCOTECA ONEYDA ALVARENGA DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO. Francisco Carlos Coelho, Evaldo Piccino |
LA MÚSICA DE ASTOR PIAZZOLLA. ASPECTOS ESTILÍSTICOS Y ESTRUCTURALES DE SU (DES) TERRITORIALIZACIÓN. Gabriela Goldenberg |
OS VÁRIOS SENTIDOS DA MÚSICA: ELEMENTOS CONTEXTUALIZADOS DA MÚSICA BRASILEIRA E SUA APROPRIAÇÃO PELO DISCURSO POLÍTICO. Graziela Valadares Gomes De Mello Vianna |
MÚSICA É INFORMAÇÃO! MÚSICA E MÍDIA A PARTIR DE ALGUNS CONCEITOS DE PAUL ZUMTHOR. Heloísa de Araújo Duarte Valente |
UM ORIGINAL DE MÚSICA POPULAR E SUAS ATUALIZAÇÕES: ENTRE PERMANÊNCIAS E DIFERENÇAS. Hermilson Garcia do Nascimento |
O ENFOQUE DO HIBRIDISMO NOS ESTUDOS DA MÚSICA POPULAR LATINO-AMERICANA. Herom Vargas |
NOTAS PRELIMINARES SOBRE O CENÁRIO ROCK UNDERGROUND EM ARACAJU-SE. Hugo Leonardo Ribeiro |
DE MÍLTON AO METAL: POLÍTICA E MÚSICA EM MINAS. Idelber Avelar |
MÚSICA ELETRÔNICA E IDENTIDADE JOVEM: A DIVERSIDADE DO LOCAL. Ivan Paolo de Paris Fontanari |
EL FESTIVAL NACIONAL DE FOLKLORE Y LA BÚSQUEDA DE IDENTIDAD NACIONAL ARGENTINA. Jane L. Florine |
SAMBA – USO E SIGNIFICAÇÃO NA IDENTIDADE DA UMBANDA. José Carlos Teixeira Júnior |
(DES)TERRITORIALIZAÇÃO E NOVOS HIBRIDISMOS NA MÚSICA SERTANEJA. José Roberto Zan |
LA MÚSICA POPULAR MEXICANA EN COLOMBIA: LOS CORRIDOS PROHIBIDOS Y EL NARCOMUNDO. Juliana Pérez González |
MEMORIA Y ROCK. LA HISTORIA ORAL COMO OTRA FORMA DE GRABACION. Julia E. Palacios Franco |
LA ‘TRANSLOCALIDAD’ DE LA MUSICA POPULAR ECUATORIANA: CONSTRUYENDO UNA IDENTIDAD NACIONAL ALTERNATIVA? Ketty Wong Cruz |
RELACIÓN TEXTO/MÚSICA: PROCESOS PERCEPTIVOS EN LA CANCIÓN POPULAR. Lorena Guillén |
MÚSICA BRASILEIRA, MÚSICA AMERICANA: O FOX-TROT NAS DÉCADAS DE 30 E 40. Luiz Otávio R. C. Braga |
DE EL BAMBUCO A LOS BAMBUCOS. Manuel Bernal Martinez |
PRODUÇÃO MUSICAL – A PERIFERIA DO MEIO EVANGÉLICO. Márcia Leitão Pinheiro |
A “MÍDIA DENTRO DA MÍDIA”: AS CANÇÕES JUDIARIA E BICHO DE SETE CABEÇAS NO CINEMA. Márcia Ramos de Oliveira |
A PRODUÇÃO DO SILÊNCIO E DA SUSPEITA: A VIOLÊNCIA DO REGIME MILITAR CONTRA A MPB NOS ANOS 70. Marcos Napolitano |
A CANÇÃO REGIONALISTA EM TEMPOS DE PÓSMODERNIDADE. Maria Amélia Garcia de Alencar |
LOS SONIDOS DE LA SOCIEDAD: PRESENCIAS DEL IMAGINARIO SOCIAL MENDOCINO EN LA RECEPCIÓN DE TITO FRANCIA. María Inés García |
“MÚSICOS DEL TANGO, GÉNERO Y COYUNTURA DE CRISIS”. María Mercedes Liska |
“EL NOMBRE DEL HOMBRE ES PUEBLO”: AS REPRESENTAÇÕES DE CHE GUEVARA NA CANÇÃO LATINOAMERICANA. Mariana Martins Villaça |
MPB E ROCK ARGENTINO: CRIANDO NOS INTERSTÍCIOS, SEM PERDER O PRÓPRIO, SEM DESPREZAR O ALHEIO. Marildo José Nercolini |
LA MÚSICA AFRO-PERUANA EN MIAMI Y LA CONSTRUCCIÓN DE MEMORIA E IDENTIDAD. Mario Rey |
RAP: GÊNERO POPULAR DA PÓS-MODERNIDADE. Mércia Pinto |
CONSTRUINDO A TRANSDISCIPLINARIDADE NA ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR. Mônica Leme |
CIUDADES Y CIRCULACIÓN: LA VALIDACIÓN DE LO ESTÉTICO EN LA CIRCULACIÓN MUSICAL. Morgan James Luker |
LOUCURA, UMA PALAVRA EM LETRAS DA MÚSICA POPULAR SOBRE TRABALHO E AMOR. Neusa Meirelles Costa |
PROCÉS SÒNIC: O LUGAR DA AUTORIA NA MÚSICA ELETRÔNICA. Nilton Silva dos Santos |
ACERVOS DE MÚSICA E COMUNIDADES URBANAS: NOVAS PERSPECTIVAS DE INTER-RELAÇÃO. Pedro de Moura Aragão |
O SAXOFONE NO CHORO. Rafael Henrique Soares Velloso |
ROGÉRIO DUPRAT E A TROPICÁLIA. Regiane Sanches Gaúna |
MATRIZES AFRICANAS NO SAMBA. Regina Maria Meirelles Santos |
MAURICIO REDOLES: “¿QUIÉN MATÓ A GAETE?” O LA CANCIÓN DESPROGRAMÁTICA DEL MALESTAR. Rodrigo Díaz Cuevas |
LINGUAGENS URBANAS DE PERTENCIMENTO: O RAP NACIONAL E AS PRÁTICAS IDENTITÁRIAS. Rosana Aparecida Martins Santos |
SAMBA, COEXISTÊNCIA E ACADEMIA: QUESTÕES PARA UMA PESQUISA EM ANDAMENTO. Samuel Araújo |
HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR, DESAFIOS PARA O HISTORIADOR – O CANTO MESTIÇO DE CLARA NUNES. Silvia Maria Jardim Brügger |
LUGARES E ESCUTAS: OUVINTES DA BOSSA NOVA E (DES) TERRITORIALIZAÇÕES MUSICAIS NAS CIDADES. Simone Luci Pereira |
O CARIMBÓ EM ALGODOAL E SEUS ASPECTOS SÓCIO-GRÁFICOS. Sonia Maria Reis Blanco |
A SONORIDADE ESPECÍFICA DO CLUBE DA ESQUINA. Thais dos Guimarães Alvim Nunes |
PERFORMANCE MUSICAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: PARA ALÉM DA FRONTEIRA ERUDITA/POPULAR. Theophilo Augusto Pinto |
REPENSAR LA NACIÓN: ENTRE LO LOCAL Y LO GLOBAL EN EL SIGLO VEINTIUNO. Ian Biddle, Vanessa Knights |
ETNOMUSICOLOGIA APLICADA E “PESQUISA AÇÃO PARTICIPATIVA”. REFLEXÕES TEÓRICAS INICIAIS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA COMUNITÁRIA NO RIO DE JANEIRO. Vincenzo Cambria |
A MÚSICA CAIPIRA E O VERSO SAGRADO NA FOLIA DE REIS. Welson Alves Tremura |
Un comentario sobre «Actas – V Congreso (Río de Janeiro, Brasil, 2004)»