Browse By

VOX:2017 – 4º Encontro Internacional sobre a Expressão Vocal na Performance Musical

De 19 a 21 de outubro no Instituto de Artes da UNESP, São Paulo


A série VOX tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento integrado das atividades de ensino, pesquisa e produção artística, bem como estimular a ampliação e aprofundamento das relações entre os trabalhos de pesquisadores, educadores e artistas, entre outros profissionais relacionados à área de canto e suas interfaces.

Assim como nas três edições anteriores, a organização do VOX:2017 terá a colaboração de membros das três universidades estaduais paulistas – UNESP, UNICAMP e USP – além de representantes de universidades de outras universidades brasileiras, neste ano: UFRJ, UFPel, UFRN e UFU. A comissão científica/artística será composta por um representante de cada universidade que colabora com a organização.

O evento apresentará diariamente uma série de atividades diversificadas, incluindo-se conferências, mesas redondas, recitais e workshops, além de comunicações e grupos de trabalho.

As conferências tratam da apresentação de dois importantes projetos de abrangência internacional, sediados na península ibérica, que congregam resultados de pesquisa e produção artística nas áreas de performance da canção de câmara e da ópera: o Barcelona Festival of Song e o Opera Studio da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculos do Porto, respectivamente representados pelos seus próprios diretores: a soprano Patricia Caicedo (Colômbia-Espanha) e o barítono António Salgado (Portugal). Os convidados internacionais também irão ministrar masterclasses e apresentar um recital sobre a canção de câmara ibero-americana.

A mesas redondas serão realizadas sobre as temáticas da “pedagogia vocal aplicada ao canto”, da “prática do canto coral nas universidades” e da “performance vocal na Interface entre música e outras práticas artísticas”. A música coral e a ópera serão tema dos demais dois recitais a serem apresentados durante o evento.

Destaca-se ainda, na programação, a realização de três Grupos de Trabalho dedicados a “O Português Brasileiro Cantado: Atualização e Desenvolvimento”, “Os Acervos da Canção Brasileira” e “Coros Juvenis: Características, Desafios e Repercussões”.

Quanto às submissão de trabalhos, o VOX:2017 propõe um novo formato. Duas modalidades de trabalho poderão ser submetidas: 1. Artigos científicos e 2. Registros de performance em áudio ou audiovisual. Durante o evento, estes trabalhos serão comunicados por meio de uma estação de pôsteres digitais (um painel com os títulos dos trabalhos aprovados e códigos QR para que os trabalhos possam ser imediatamente acessados pelo público, com o uso de seus tablets e spartphones). Após o evento, os trabalhos aprovados terão publicação eletrônica em conjunto com os demais trabalhos apresentados no evento.

Mais informações sobre a programação, inscrições, submissões de trabalhos e candidaturas para as mastarclasses do VOX:2017 poderão ser acessadas a partir de 14/08/2017 em www.ia.unesp.br/#vox.

A chamada para submissão de trabalhos (resumos de artigos e registros de performances) e candidaturas para masterclasses também estarão abertas de 14/08/2017 até 04/09/2017 e divulgação de resultados até 18/09/2015.

Todo o evento será aberto e gratuito ao público, exceto a participação no jantar de confraternização a ser realizado na noite de 21/10, que terá inscrição mediante pagamento antecipado.

 

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *