de 01 a 03 de Agosto de 2017
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS.

O conceito de indústrias criativas articula dimensões como música, moda e publicidade, entre outras, e implica uma visão holística sobre a vida na cidade. Pensar formas de ser e estar na urbe é um dos principais motivadores dos processos criativos, e os processos de globalização estruturados ao longo das últimas décadas implicam na percepção da relevância que os âmbitos socioculturais possuem na constituição das estruturas econômicas de um país, região ou cidade. As indústrias criativas/culturais são compostas pela produção midiática em diferentes formas – audiovisual (televisão, cinema, internet), rádio, indústria musical, publicações (impressas e online), publicidade e propaganda – e em segmentos como artes, design e arquitetura, entre outros. As cenas musicais e as transformações na indústria da música em sua relação com as cidades, identidades, performances e a criatividade têm sido tensionadas e discutidas criticamente nos últimos anos na pesquisa em comunicação e música. As relações de interface entre comunicação e música (publicidade, jornalismo, audiovisual, comunicação digital, design, moda, cinema, entre outras também são importantes nesse debate).
 
O V Congresso de Comunicação & Música convida pesquisadores, graduandos/graduados, especialistas, mestrandos/mestres e doutorandos a participar desse debate através da submissão de resumos ampliados para os Grupos de Trabalho do Congresso, a realizar-se entre os dias 01 e 03 de agosto, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), campus São Leopoldo. Trabalhos que discutam outras questões relacionadas à produção, circulação e consumo de música também poderão ser submetidos.
 
As submissões de propostas devem ser feitas exclusivamente para o e-mail dos GTs através de um resumo ampliado (cerca de 500 palavras), contendo também título, nome completo, filiação institucional, e-mail de contato e palavras-chave (3 a 4).
 
Ementas dos GTs:
GT 1: Comunicação, Música, Estética e Formações Identitárias
Coordenadores: Jeder Janotti (UFPE) e Thiago Soares (UFPE)
A proposta deste GT é absorver trabalhos que discutam as múltiplas articulações estéticas da música na sociedade atual, levando em conta as poéticas e alteridades da música popular massiva. Reflexões sobre as alteridades, julgamentos de valor, discursos de crítica e relações entre corporeidades e experiência musicais são alguns dos temas que são abarcados por este grupo de trabalho.
 
GT 2: Música, Afeto e Materialidades
Coordenadoras: Simone Pereira de Sá (UFF) e José Cláudio Castanheira (UFSC)
Este GT tem por foco trabalhos centrados na análise dos aspectos materiais  da produção, circulação e consumo da música, compreendendo as tecnologias e artefatos técnicos como mediadores fundamentais da experiência afetiva de produção e fruição musical. Reflexões sobre a história das tecnologias musicais, as apropriações tecnológicas por cenas musicais, as diversas dimensões da materialidade da escuta; e ainda sobre a ecologia da música no ambiente das redes sociais e plataformas musicais, tanto quanto seus desdobramentos em temas tais como os afetos envolvidos na performance de gosto das cenas virtuais e disputas entre fandoms são alguns dos temas que atravessam o GT.
 
GT 3: Comunicação, Música e Territorialidades
Coordenadores: Cíntia Fernandes (UERJ) e Micael Herschmann (UFRJ)
O GT se propõe uma reflexão sobre a música no tecido urbano, indagando sobre a experiência musical no espaço e no território, vivenciada em situações diversas que alteram os sentidos conferidos ao ambiente. Mais do que pensar em “paisagens sonoras”, buscamos sublinhar territorialidades que produzem e reconfiguram o espaço e as relações sociais (transitórias, efêmeras e ao mesmo tempo profundas e impactantes) que neles operam.
 
GT 4: Transformações no Mercado da Música
Coordenadoras: Beatriz Polivanov (UFF) e Rosana Vieira de Sousa (Unisinos/Feevale)
O mercado atual de música tem passado por inúmeras mudanças, muitas vinculadas à circulação de músicas pela internet e pelos sites de redes sociais. Novas estratégias de intervenções musicais e divulgação, além de ocupação de espaços e canais de distribuição de música têm dado um novo perfil para a o mercado musical e na constituição das indústras criativas. De estratégias de crowdfunding por artistas tidos como “independentes” a megafestivais de música que vendem o “consumo da experiência”, passando por cenas que se consolidam virtualmente (como as da game music), atenta-se aqui para uma série de eventos e atividades que têm produzido alterações nas maneiras de produzir, acessar e experimentar a música. E-mail: [email protected]
 
Calendário:
Submissão dos resumos expandidos: até 02/06/17
Divulgação dos resultados das submissões: 02/07/17
Inscrições: de 02/06/2017 a 28/07/17
 
Informações gerais sobre o congresso pelo e-mail: [email protected]
…………
INSCRIÇÕES
As inscrições e pagamentos serão feitas online e o link será divulgado a partir das próximas semanas.
 
ESTUDANTES ou PARTICIPANTES COM CERTIFICADO:
R$ 100,00 (de 02/06 a 02/07/2017)
R$ 120,00 (de 03/07 a 15/07)
R$ 140,00 (a partir de 15/07, durante o congresso)
 
DOCENTES:
R$ 120,00 (de 02/06 a 02/07/2017)
R$ 140,00 (de 03/07 a 15/07)
R$ 160,00 (a partir de 15/07, durante o congresso)
 
O V CoMusica é organizado pelo Grupo de Pesquisa CULTPOP – Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNISINOS e conta com a parceria da Rede de Pesquisa em Comunicação e Música envolvendo UNISINOS, UFF, UFRJ, UERJ e UFPE, além do PROCAD/CAPES UFF/UNISINOS/UFPE.
 
Comissão Organizadora Local:
Dra. Adriana Amaral (PPGCC UNISINOS/ CULTPOP)
Dra. Rosana Vieira de Souza (PPG Indústria Criativa FEEVALE/ UNISINOS)
Dr. Ronaldo Henn (PPG UNISINOS/LIC – Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento)
Dr. Marcelo Bergamin Conter (IFRS)
Me. Carol Govari Nunes (CULTPOP)

Paola Sartori (IC/CNPq)

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