Browse By

De norte a sur: música popular y ciudades en América Latina. Apropiaciones, subjetividades y reconfiguraciones.

De norte a surOrganizado por Herom Vargas (Brasil) e Tanius Karam (México)

Merida (México): Secretaría de la Cultura y las Artes de Yucatán D. R. / Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2015. 448 p.

Este livro agrupa dez capítulos escritos por 12 autores, entre sociólogos, musicólogos, etnomusicólogos e pesquisadores da comunicação (alguns filiados à Iaspm-AL), em torno de um objeto comum – a música popular – e de um problema central: investigar maneiras particulares de a canção popular traduzir o urbano e o citadino, seus espaços, lugares, personagens e, sobretudo, como os compositores interpretam as relações entre a música popular e a cidade.

Organizado pelos pesquisadores Herom Vargas (Brasil) e Tanius Karam (México), o livro aborda, com diversidade de enfoques, a música popular como um privilegiado objeto de estudo para se observar narrativas sobre cidades de oito países latino-americanos. Permeiam os textos as relações complexas entre o povo e suas expressões sonoras nos espaços urbanos, de modo a ver a música, mais do que mera diversão, como um importante espaço simbólico provedor de marcos para interpretar a realidade e a própria cultura.

Seguindo o sentido de norte ao sul do continente latino-americano, participam autores de México, Cuba, Colômbia, Brasil, Peru, Chile, Uruguai e Argentina.

Índice de la publicación (pdf)

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *