Browse By

O lugar do jazz na construção da música popular brasileira: uma análise de discursos na Revista da Música Popular (1950-1956)

Antonio Carlos Araújo Ribeiro Nuño

O lugar do jazz na construcao da MPB
O lugar do jazz na construção da música popular brasileira: uma análise de discursos na Revista da Música Popular (1950-1956), de Antonio Carlos Araújo Ribeiro Nuño. Novas Edições Acadêmicas, 2016.

Este livro visa analisar os discursos sobre música popular brasileira e jazz da Revista da Música Popular, periódico carioca que circulou entre os anos de 1954 e 1956. De maneira central, busca-se investigar as diferentes apropriações do jazz no ambiente de (des)construção da noção de música popular brasileira e identidade nacional ao longo da década de 1950. O periódico serve como pedra angular para essas discussões, pois preocupou-se com o estudo da música popular em seus mais variados aspectos, uma vez que a revista reuniu diversos intelectuais como colaboradores. O trabalho analisa os discursos desses críticos musicais sob a ótica da «polifonia» e do «dialogismo» de Mikhail Bakhtin, por se tratar de conceitos que se manifestam na relação entre diversas vozes no discurso. Assim, por meio desta metodologia, pretende-se analisar as ambiguidades no trato com o jazz em meio ao projeto de autenticação da música popular brasileira defendido na revista.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *