Browse By

V Congreso. Río de Janeiro, Brasil, 2004

O V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre 21 e 25 de junho de 2004, promovido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

As comunicações foram agrupadas em quatro temáticas: “Música popular e (des)territorialização: cidade, lugar, globalização”; “Música popular e violência: sujeitos e objetos, limites, condições e significados”; “Gêneros de música popular: samba, tango, choro, son, bolero, nueva canción, rock, rap etc.”; “Pontos de escuta: enfoques e métodos de estudo da música popular”.

Os anais incluem 71 textos completos de participantes graduados que enviaram documento dentro dos padrões especificados pela organização do congresso, além da conferência do Dr. Philip Tagg em espanhol e português. Para facilitar a busca ordenamos as comunicações alfabeticamente pelo primeiro nome do autor, uma vez que existem normas diferentes no português ou espanhol quanto ao emprego do sobrenome (ou “apellido”).

Organizadoras dos Anais:

Martha Tupinambá de Ulhôa, coordenadora geral do V Congresso
Ana Maria Ochoa, editora da IASPM-LA em 2002-2004
Christian Spencer Espinosa, Webmaster

Editoração eletrônica:

Ana Cristina R. Dutra de Almeida

Para acceder a las Actas del V Congreso IASPM-AL, haga click aquí.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *